FISIOTERAPIA HOSPITALAR: UM PILAR ESSENCIAL NA RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA DE PACIENTES COM NEOPLASIA PULMONAR: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Sabrina Herbst Ugv Centro Universitário
  • Supervisora do Estágio Hospitalar e Respiratório Ugv- Centro Universitário

Palavras-chave:

Neoplasia., Câncer de pulmão, Reabilitação funcional., Fisioterapia

Resumo

O câncer compreende um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células, podendo resultar na formação de tumores e na disseminação metastática. No Brasil, o câncer de pulmão corresponde a 13% dos casos e representa a neoplasia de maior incidência globalmente, sendo o tabagismo um dos principais fatores de risco. A fisioterapia exerce um papel fundamental no tratamento, por meio de intervenções como mobilização precoce, exercícios respiratórios e fortalecimento da musculatura inspiratória, visando à reabilitação funcional e à melhora da qualidade de vida dos pacientes. A pesquisa é um estudo de caso e de campo, de natureza aplicada e quantitativa. Foram realizadas três sessões fisioterapêuticas motoras e respiratórias em ambiente hospitalar. O paciente, de 63 anos, foi diagnosticado com neoplasia maligna no lobo inferior direito do pulmão e submetido a segmentectomia pulmonar e linfadenectomia mediastinal. A avaliação física funcional incluiu o teste de marcha estacionária de dois minutos, aplicado no início da primeira e no fim da última sessão fisioterapêutica. Além disso, a espirometria de incentivo com Respiron foi realizada no início de cada sessão. Utilizando um tratamento fisioterapêutico baseado em Exercícios Respiratórios, Posicionamento, Mobilização,alongamentos, Fortalecimento Muscular, Equilíbrio e Coordenação Motora,  totalizando 3 sessões de fisioterapia hospitalar. Este estudo apontou que a fisioterapia precoce é benéfica em pacientes de pós operatório de neoplasia pulmonar, pois foi eficaz em aumentar significativamente a capacidade física, promovendo um resultado benéfico pós aplicações do TME2’. Além disso, apresentou resultados positivos na expansão pulmonar com resultados efetivos após o tratamento com uso de espirometria de incentivo-respiron. Esses benefícios podem, sem dúvida, contribuir para uma significativa melhoria na qualidade de vida de indivíduos acometidos com câncer pulmonar pós cirúrgico imediato.

Biografia do Autor

Supervisora do Estágio Hospitalar e Respiratório, Ugv- Centro Universitário

 Graduada em Fisioterapia; pela Ugv Centro Universitário. Pós Graduada em Terapia Intensiva Adulto pela Faculdade Inspirar; Supervisora do Estágio Hospitalar e Respiratório do curso de Fisioterapia da Ugv –Centro Universitário.

Publicado

2025-12-30