Uma ABORDAGEM CLÍNICA E CIRÚRGICA DE OBSTRUÇÃO INTESTINAL POR CORPO ESTRANHO EM CÃES

Relato de Caso

Autores

Palavras-chave:

ENTEROTOMIA, animais de estimação, cirurgia, emergencia

Resumo

A ingestão de corpos estranhos por animais de estimação é uma ocorrência comum, podendo representar uma preocupação significativa devido aos potenciais riscos à saúde dos animais. Este relato de caso descreve o atendimento de um canino, da raça Pit Bull, apresentando vômitos intermitentes, inapetência e aquesia. O histórico sugeria a possibilidade de envenenamento devido à exposição a outros animais domésticos na residência. Diante da persistência dos sintomas e da suspeita de obstrução, foi realizada uma laparotomia exploratória, revelando a presença de um sabugo de milho alojado no jejuno, causando uma obstrução completa do trato digestivo. Após a remoção do corpo estranho, áreas de necrose foram observadas, exigindo uma enterectomia para a remoção dos segmentos intestinais afetados. O estudo destaca a importância da intervenção cirúrgica emergencial para a remoção de corpos estranhos intestinais e ressalta o papel complementar de exames de imagem, como a ultrassonografia, na identificação e localização desses corpos estranhos. Em situações complexas, a laparotomia exploratória é uma ferramenta diagnóstica crucial, permitindo uma avaliação direta dos órgãos abdominais e um tratamento oportuno para garantir a recuperação do animal.

Biografia do Autor

Carina Zappia Barcik, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Mestranda em Ciências Farmacêuticas na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, graduada em Medicina Veterinária pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais (2022). Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em avicultura, produção animal, fitoterapia, clínica médica.

Juliana Bonametti Olivato , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas UEPG/UNICENTRO. Atua como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Ciência e Tecnologia de Alimentos (UEPG), atuando como líder do grupo de pesquisa "Desenvolvimento e aplicação de biomateriais" registrado no DGP (CNPq). Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Londrina (2007), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2010), doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2013), com período sanduíche na Université de Strasbourg (2012-2013) e pós-doutorado na área de desenvolvimento de materiais biodegradáveis (2014). Possui experiência na área de desenvolvimento e aplicação de produtos naturais, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de polímeros biodegradáveis aplicados à alimentos e para fins biomédicos, valorização de subprodutos da indústria de alimentos, bioativos naturais e biocosméticos.

Publicado

2024-09-16