ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA EM HABITAÇÕES SOCIAIS MULTIFAMILIARES SEGUNDO OS CONCEITOS DE HENRI LEFEBVRE APLICADOS AO EDIFÍCIO WALDEN 7

Autores

Palavras-chave:

Habitação social, vulnerabilidade, Taller de Arquitetura

Resumo

As habitações de interesse social são uma tentativa de remodelar a sociedade através da proposta de espaços urbanos adequados para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a intenção de atenuar problemas urbanísticos resultantes do distanciamento das práticas sociais e da hierarquização proveniente de espaços desiguais nas cidades, o edifício Walden 7 foi uma proposta de habitação social multifamiliar do grupo Taller de Arquitetura que visava o atendimento à população com renda limitada. Conceituado a partir dos ideais urbanos de Henri Lefebvre, a habitação propunha atender as exigências da vida cotidiana, a fim de viabilizar o convívio social e a desalienação do contexto social moderno. Neste estudo, objetivou-se a análise do projeto sob aportes teóricos de arquitetura e urbanismo, com objetivo de visar a avaliação arquitetônica, estrutural, urbanística e de instalações prediais. Assim, pode-se denotar que o edifício fornece relevantes condições de convívio social à medida que possui boa circulação proveniente de pátios internos que fornecem, além de, adequadas condições de iluminação e ventilação, uma simetria favorável para a distribuição das cargas estruturais. Por fim, a edificação é um modelo de habitação social estruturado mediante as necessidades dos habitantes que permite a autonomia e o pleno convívio social dos moradores.

Biografia do Autor

Jéssica Aparecida Horn, Uniguaçu

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Aline Lucimary Freire, Uniguaçu

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu). Especialista em Design de Interiores pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de professora do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Edson Maia Villela Filho, Uniguaçu

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Arquitetura Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Keizian Natielle Pereira dos Santos, Uniguaçu

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu). Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Paulista (Unip). Professora dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Publicado

2022-07-20