ANÁLISE DA INSOLAÇÃO E VENTILAÇÃO NO NÍVEL DE CONFORTO TÉRMICO EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

Autores

  • Vanessa Massaneiro Uniguaçu
  • Keizian Natielle Pereira dos Santos Uniguaçu
  • Edson Maia Villela Filho Uniguaçu

Palavras-chave:

Conforto térmico, Habitações Sociais, Insolação

Resumo

O estudo do nível de conforto térmico em habitações sociais tem se tornado uma ferramenta capaz de mensurar a relação do usuário com o ambiente projetado. Através do estudo do comportamento de edificações relacionado com a orientação solar é possível se projetar de forma que leve em consideração o conforto térmico dos ocupantes, com isso diminuindo o funcionamento de equipamentos de condicionamento de ambientes, gerando uma redução no consumo energético das habitações. A partir disso se estuda uma implantação adequada de projeto, que considere as orientações de aberturas do edifício, em ambientes de maior permanência. Diante dos aspectos levantados, este trabalho traz um estudo sobre o conforto térmico em um complexo habitacional de interesse social na cidade de Saintes, na França, tendo como analise a influência da orientação solar e a ventilação dos edifícios. Para essa pesquisa foi realizado um estudo de caso, onde foi feita a análise das edificações em seu âmbito de concepção de projeto, conforto ambiental, contexto urbano, sistema estrutural e instalações hidráulicas. Desta forma estabelecendo estratégias bioclimáticas a serem implantadas para melhor adequação de conforto térmico.

Biografia do Autor

Vanessa Massaneiro, Uniguaçu

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Keizian Natielle Pereira dos Santos, Uniguaçu

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu). Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Paulista ( Unip), professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil no Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Edson Maia Villela Filho, Uniguaçu

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Arquitetura Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Publicado

2022-07-28